Perfil de Arari: síntese dos aspectos gerais do município

Apresentação resumida do perfil do município de Arari abrangendo seus aspectos gerais. Sintetizadamente, aborda localização, descrição e dados genéricos do lugar.

Arari é um município do Estado do Maranhão, Brasil. Localiza-se, conforme coordenadas geográficas a GPS 03°27′38″S (Sul) e 44°46′56″W (Oeste), uma altitude de 7 metros (SRTM3) e tem uma diferença horária de -3.0 UTC/GMT. Possui uma área de 1.100,275 km² e densidade demográfica de 26,79 hab/km². Possuía população de 28.488 habitantes, conforme o Censo de 2022¹.

A palavra Arari, no tupi-guarani, significa arara pequena e dá nome a um município maranhense, distante 156 km de São Luís, localizado na região da Baixada Maranhense, por sua vez localizada na região Mesorregião Norte do Maranhão.

Dado de ser a primeira cidade da microrregião Baixada Maranhense a partir da capital por via terrestre, a cidade de Arari também é recorrentemente referida com o título de Portal da Baixada Maranhense. A Baixada constitui-se uma região marcada por extensa planície, campos lagos e campos inundáveis, rica em sua fauna e flora típicas, a ponto de ser reconhecida como pantanal maranhense.

O município é reconhecido geográfica e culturalmente como Terra da Melancia, em razão da grande produtividade dessa cultura agrícola nas últimas três décadas do Século XX, que lhe rendeu a origem do Festival da Melancia em 1978, até então realizado no último final de semana de setembro, com Feira Agrícola de Tecnologia de Produção, Concurso de beleza da Rainha da Melancia, entre filhas de agricultores; concurso da maior, mais pesada e mais pesada e mais saborosa melancia entre os  produtores; e atrações de entretenimento e lazer, com shows, competições esportivas e eventos paralelos de iniciativa independente.

Mesmo com a estrutura de uma pequena cidade do interior, Arari vem despontando no cenário econômico e cultural do Maranhão devido às suas festas e seus aspectos naturais, como o fenômeno da Pororoca, que, em cada ano, alcançam maior repercussão e atraem até pessoas de outros estados, e mesmo visitantes de outros países.

Pelo fato da ocorrência das marés de Pororoca o ano todo, que produzem ondas fluviais exploradas para a prática de surfe, o município tem sido há pelo menos duas décadas reconhecido como Terra da Pororoca, sendo o único noMaranhão em que se dá o fenômeno da Pororoca, que é verificável pelo menos uma semana, conforme a influência da lua sobre o calendário de marés.


1. IBGE. Arari: panorama. IBGE Cidades e Estados do Brasil, 2024. Disponível em: IBGE | Cidades@ Maranhão | Arari | Panorama

FERNANDES, J. Cleilson. Perfil de Arari: síntese dos aspectos gerais do município. Portal Arari, 2024. Disponível em: <www.arari.org.br>. Acesso em: 00/00/0000. [copie, cole em seu texto e adicione a data atual]

Autor

  • Cleilson Fernandes

    Jornalista, SRT/MTE 1787/MA, pesquisador, consultor e orientador acadêmico. Membro-fundador da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências (ALAC) e do Instituto Histórico e Geográfico de Arari (IHGA). Mestrando em Letras (UFMA).

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

 

Olá!

Clique aqui e fale com o autor pelo WhatsApp.

× Fale conosco!