Formação continuada dos professores de história do ensino fundamental em Arari-MA

GUSMÃO, Terezinha Maria Bogéa. Formação continuada dos professores de história do ensino fundamental em Arari-MA. Dissertação (Mestrado em História). Universidade Estadual do Maranhão – UEMA. São Luís, 2021.

RESUMO:
Esta pesquisa versa sobre a formação continuada dos professores de História, apreendida a partir de um recorte profissional e espacial específicos: o Ensino Fundamental Anos Finais, no município de Arari, Maranhão. Para tanto, orienta-se a partir de quatro pontos de reflexão: 1) A formação continuada recebida pelos professores de História do ensino fundamental de Arari atende às suas reais necessidades? 2) Como reagem os professores de História de Arari mediante a necessidade do uso da tecnologia na sua prática docente? 3) Quais as condições sociais, psicológicas e materiais desses professores? 4) Que produto educacional poderia auxiliar o professor do ensino fundamental de Arari a ter uma formação continuada de modo a melhor viabilizar um processo formativo, que também agregasse novas tecnologias? Como percurso, explora inicialmente a formação continuada em História, a legislação da educação básica e o debate historiográfico sobre o tema; em seguida, propõe uma cartografia do universo de professores que compuseram a pesquisa, sob aspectos diversos; por fim, propõe como produto educacional um site intitulado FormAçãoHist, com a pretensão de contribuir no processo da formação contínua desse docente.

 Palavras-chave: Ensino de história. Formação continuada. Arari. Maranhão.

SUMÁRIO:
INTRODUÇÃO
1 FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE HISTÓRIA E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO
1.1 Base legal para a formação do professor
1.2 Formação continuada, um diálogo com os autores
1.3 Formação continuada do professor de História e a inovação tecnológica
2 CARTOGRAFIA OS PROFESSORES DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ARARI-MA
2.1 Um breve histórico sobre Arari
2.2 O atual contexto e a necessidade da formação continuada do professor de História em
Arari
2.3 Perfis socioeconômicos
2.4 Autoimagem, autoestima e motivação do professor de História de Arari-MA do Ensino
Fundamental
2.5. A percepção da tarefa e perspectivas futuras do professor de História do Ensino Fundamental de Arari-MA
3 CONSTRUINDO O PRODUTO EDUCACIONAL A PARTIR DO DIAGNÓSTICO
3.1 FormAçãoHist: estrutura e funcionamento
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Acesse: Formação continuada dos professores de história do ensino fundamental em Arari-MA

Autor

  • Cleilson Fernandes

    Jornalista, SRT/MTE 1787/MA, pesquisador, consultor e orientador acadêmico. Membro-fundador da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências (ALAC) e do Instituto Histórico e Geográfico de Arari (IHGA). Mestrando em Letras (UFMA).

    Ver todos os posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

 

Olá!

Clique aqui e fale com o autor pelo WhatsApp.

× Fale conosco!