José Silvestre Fernandes

José Silvestre Fernandes. Foto e texto do arquivo de João Francisco Batalha, titular do Instituto Histórico e Geográfico de Arari e da Academia Ludovicense de Letra

José Silvestre Fernandes nasceu em Arari, em 01 de agosto de 1889, no povoado/bairro Rabela. Filho do casal arariense Rafael Antonio Chaves Fernandes e Ana Clara Pereira Fernandes.

Ainda jovem se entregou à tarefa jornalística e aos labores do magistério lecionando em diversos colégios da capital maranhense.

Foi Inspetor Escolar, Assistente Técnico da Diretoria da Instrução Pública do Maranhão, Consultor Técnico do Diretório Regional de Geografia e Diretor do DASP.

Conhecedor profundo da geografia e dos costumes da Baixada Maranhense e do Litoral Noroeste do Estado, escreveu diversos trabalhos sobre a região.

Em 1911, com a idade de 22 anos, em Cururupu, casou-se em primeiras núpcias com Zita de Carvalho Oliveira com quem teve os filhos, Demôstenes Silvestre Fernandes, Clélia Silvestre Fernandes, Clenes Silvestre Fernandes, José Antônio Silvestre Fernardes e Ana Clara Silvestre Fernandes.

Em 9 de junho de 1914 foi nomeado  pelo governador do Estado do Maranhão, Herculano Nina Parga, para exercer o cargo de Diretor do Externato de Cururupu.

Enviuvando casou-se em segundas núpcias com Nídia Costa com quem teve os filhos, José Silvestre Fernandes Filho, Cesár Silvestre Fernandes, Danilo Silvestree Fernandes e Ligia Nilde Silvestre Fernades.

 Incorporou o sobrenome “Silvestre” em todos os seus filhos e descendentes. 

 Seu neto, Engenheiro Agrônomo, maranhense, Manlio Silvestre Fernandes, filho do também engenheiro agrônomo Demostenes Silvestre Fernandes, foi reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro entre os anos de 1993 a 1997, de onde é Professor Emérito.

Com destaques na área de agronomia Demostenes Fernandes foi o pioneiro no Maranhão com implantação de áreas agrícolas no povoado Barreiros do Arari e em Mata do Nascimento, hoje cidade de Dom Pedro-MA.

Silvestre Fernandes foi professor, educador, geógrafo, pesquisador, jornalista e escritor de grande conhecimento. Lecionou Português e História no Ateneu Teixeira Mendes, Colégio de São Luís, Centro Caixeiral e Colégio Rosa Castro.

Escreveu Cartilha das crianças e Matemática das crianças, livros de instrução para as 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries do antigo Primário; Geografia, série Admissão; Livro das crianças, para as 1ª, 2ª e 3ª série do Ginásio.

Autor de Ilha dos Lençóis, Baixada Maranhense, Os Sambaquis do Noroeste Maranhense, entre outros trabalhos literários.

Em sua juventude foi diretor/redator de A Luz, primeiro jornal de Arari. Posteriormente do O Litoral, de Cururupu; e da Revista de Geografia e História do Maranhão etem diversosde artigos publicados na imprensa maranhense.

Foi inspetor escolar; consultor técnico do Diretório Regional de Geografia do Maranhão; assistente técnico da Diretoria da Instrução Pública; diretor da Divisão de Seleção do Departamento do Serviço Público do Rio de Janeiro; diretor do DASP; e diretor de seleção do IPASE.

Docente do Colégio Pedro II, do Rio de Janeiro, foi educador de destaque como professor de Geografia.

Foi titular efetivo do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão tendo ocupado a cadeira nº 24, patroneada por Enes de Sousa, ocupada também por José Domingues da Silva e Salomão Fiquene, atualmente ocupada por Paulo Sérgio Castro Pereira.

Imortal da Academia Maranhense de Letras, como titular da cadeira nº 15, que tem como patrono Odorico Mendes, sendo seu primeiro ocupante Godofredo Viana. Cadeira também ocupada por Erasmo Dias, Milson Coutinho e atualmente por Daniel Blume Pereira de Almeida.

Faleceu em 21 de julho de 1971, no Rio de Janeiro, aos 81 anos de idade.

Maior expoente da cultura arariense é patrono da Cadeira de nº 17 da AVL – Academia Arariense Vitoriense de Letras; Cadeira nº 16, da ALAC – Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências; e Cadeira nº 19 do IHGA – Instituto Histórico e Geográfico de Arari.

BATALHA, João Francisco. José Silvestre Fernandes. Portal Arari, 2025. Disponível em: <www.arari.org.br>. Acesso em: 00/00/0000. [copie, cole em seu texto e adicione a data atual]

Autor

  • Jornalista, pesquisador e escritor arariense. Membro-fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Arari. Autor dos livros Arari, Maçons & Maçonaria (2011), Um Passeio pela História do Arari (2011 e 2014), Pio XII, Sua História Sua Gente (2017), Arari em Datas (2019), Comigo Aconteceu (2020) e várias outas obras sobre Arari.

    Ver todos os posts
×

 

Olá!

Clique aqui e fale com o autor pelo WhatsApp.

× Fale conosco!