Bill de Jesus (Benedito Ferreira de Jesus): síntese da atuação artística, profissional e cultural

Resumo da atuação de Bill de Jesus (Benedito Ferreira de Jesus), em grupos teatrais, espetáculos, vida institucional, articulação da política cultural, gestão pública, educação e outras produções e participações do teatrólogo, educador e ativista cultural

Bill de Jesus durante Conferência Municipal de Cultura em Arari. Foto: Acervo pessoal de Cleilson Fernandes
Bill de Jesus durante Conferência Municipal de Cultura em Arari. Foto: Acervo pessoal de Cleilson Fernandes

RESUMO DA ATUAÇÃO DE BILL DE JESUS EM SÃO LUÍS

  • Participação no Grumate (Grupo Musical e Teatral), fundado em 1979, com objetivo de difundir a arte e cultura do Maranhão, apresentando produções artísticas, sobretudo junto à periferia. Atuou como ator e diretor de teatro nessa iniciativa, como na peça teatral “Fundo Vivo”, “O professor pardal e o cachimbo da paz”, “Como a lua” etc. O grupo atuava tanto na capital como no interior do Estado.
  • Participação em espetáculos realizados pela FETEMA (Federação de teatro do Estado do Maranhão), realizava produções com atores e diretore de vários grupos como Grita, Ganzola, Laborarte, TEA, Grumate, Quilombo, Igarité e Carrossel. Exemplo de produção pela FETEMA é o espetáculo João Parreiro, dos artistas maranhenses Tácito Borralho e Josias Sobrinhos, dirigido por Bill de Jesus.
  • Participação no Laborart (Laboratório de Arte), grupo artístico de renome na capital maranhense.
  • Participação em shows de artistas maranhenses, como em “Videira”, show de música e poesia (1986), da cantora maranhense Célia Leite, no qual teve participação especial.
  • Ator convidado como em o espetáculo “Chapeuzinho vermelho para maiores de quatorze anos”, com Telmah Ramos, Hélio Martins e Silvana Cartágenes.
  • Contra-regra, a exemplo da participação no famoso espetáculo “Aves de Arribação”, de Aldo Leite, produzindo pelo Grupo Mutirão com participação do grupo Gangorra.
  • Cenógrafo, como no espetáculo “Portas de São Luís” de poesias de autores maranhenses (1985), pelo grupo POT, espetáculo que teve a participação de Dona Teté

RESUMO DA ATUAÇÃO DE BILL DE JESUS EM ARARI

  • Participação ativa na elaboração de propostas e articulação da política cultural do município; participação no programa de municipalização da cultura, da Secretaria de Estado da Cultura (1987)
  • Teatro de rua, tornando tradição de destaque no calendário cultural de Arari a apresentação anual da Paixão de cristo, também levada à zona rural do município e a cidades vizinhas;
  • Teatro estudantil, realizando oficinas de sensibilização e interpretação e produzindo esquetes e espetáculos em todas as escolas nas quais atou e realizando apresentações nas demais escolas de Arari, em cidades vizinhas como Vitória do Mearim, Miranda do Norte, Anajatuba; participação quase sempre premiada com menção honrosa nas várias edições do Festival Maranhense de Teatro Estudantil (Troféu Cosme Júnior) e em várias edições da Semana Maranhense de Teatro. Destaque aqui para seu trabalho com alunos do Colégio Comercial de Arari onde produzia muitos espetáculos (comédia, drama e até musical), apresentados quase sempre na própria escola, no auditório do Colégio Arariense e em muitas outras escolas, a preço módico para garantir acesso ao maior número possível de alunos.
  • Criação do grupo Mistura (década de 80), posteriormente transformação em companhia de Arte, a Cia. Mistura Arte e Produção (década de 2000);
  • Produção e utilização dos “Bonecos de Bill”, como são tradicionalmente conhecidos em Arari os bonecos de Olinda, recursos de que lançou mão desde seus primeiros momentos em Arari.
  • Produção e coordenação de várias edições do Festival da Melancia e Feita da Cultura, maior evento do calendário cultural do município de Arari, no qual se celebra também o Dia da Confraternização Arariense (final de setembro), data histórica no lugar.
  • Coordenação da Biblioteca Pública Municipal e realização de projetos e trabalhos de biblioteca itinerante, sobretudo nos final da década de 1980;
  • Luta pela reinstalação da Escola Municipal de Música, a ver realizada pouco antes de seu falecimento.
  • Professor de Arte, História e Literatura por vários anos e em várias escolas, com destaque para sua atuação no Colégio Comercial de Arari. Em sua atuação sempre mesclou teoria e prática, com o trabalho contextualizado * voltado para a conscientização da situação socioeconômica e cultural do alunado, com quem produziu de poesias a grandes peças teatrais; grandes seminários temáticos, como o Seminário Anual de Literatura, evento realizado no Colégio Comercial.
  • Festivais de Música, sobretudo no âmbito estudantil, como é o caso do Canta Comercial (Colégio Comercial) e FESTAL (Festival de Talentos do Centro de nsino Médio Pe. Brandt), eventos que dinamizavam as escolas e envolviam toda a comunidade escolar e contavam com participação expressiva do público em geral.  
  • Escola de Samba Turma do Mirim, além de praticar da produção e realização dos eventos carnavalescos oficiais do município nas últimas décadas, foi integrante da escola de samba do Mirim, na qual realizou trabalhos com Zeca Baleiro (na época conhecido como Zeca Querubim), Zezeca Perone e José Luís, como o enredo “As escolas que o Mirim Arreia” (1987),em que atuou como puxador.

FERNANDES, J. Cleilson. Bill de Jesus (Benedito Ferreira de Jesus): síntese da atuação artística, profissional e cultural. Portal Arari, 2014. Disponível em: <www.arari.org.br>. Acesso em: 00/00/0000. [copie, cole em seu texto e adicione a data atual]

Autor

  • Cleilson Fernandes

    Jornalista, SRT/MTE 1787/MA, pesquisador, consultor e orientador acadêmico. Membro-fundador da Academia Arariense de Letras, Artes e Ciências (ALAC) e do Instituto Histórico e Geográfico de Arari (IHGA). Mestre em Letras (UFMA), tem licenciatura plena em Filosofia (FAEME) e bacharelado a concluir em Psicologia (CEUMA).

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